Foto: Pixabay
Olho em redor;
o mundo transpira guerras,
ódios, violências.
Famílias desavindas,
crianças com fome,
destruição, prantos, doenças,
rumos sem nexo.
Lágrimas rasgam sulcos
nos rostos envelhecidos
de quem sofre.
Impiedosamente
o poder, a ganância e a loucura
empurram para o abismo
milhões de seres indefesos.
O que espera os vindouros
neste planeta em ebulição?
Será que a paz é viável?
Será que a esperança não é palavra vã?
Será que o Homem é recetivo à Luz?
Ou estará o mundo a
mergulhar na escuridão?
Texto
Emília Simões
16.05.2026
Emília Simões
16.05.2026
Profundas verdades em tua linda poesia!
ResponderEliminarTomara o homem veja e prefira a LUZ e não a guerra e escuridão!
beijos, ótimo domingo, chica
Um poema carregado de verdades!
ResponderEliminarÉ o mundo cruel em que vivemos!
-
Coisas de uma vida....
-
Beijos e uma excelente semana.
Perguntas pertinentes. A guerra (seja ela entra países ou entre pessoas) é politizar opiniões divergentes de maneira que cada um dos lados vê o outro como uma ameaça, eu estou certo e tu, errado. Num conflito, seja a que escala for, a argumentação é esquecida. Porque se fosse utilizada- fatos, defesa de opiniões, refutação e assim sucessivamente- ver-se-ia que na maioria das vezes não há certo e errado, mas sim compromisso. Enquanto não nos virmos como parte do mesmo mundo, com os mesmos sonhos, aspirações, e enquanto não tirarmos os olhos dos ecrans e dos nossos umbigos, vai continuar tudo igual. A esperança é que ao batermos no fundo, voltemos à abrir os olhos. Muitos beijinhos e obrigado pelas perguntas e exclamações perante o mundo atual que o poema tão bem expõe!
ResponderEliminarEnquanto os países olharem apenas para o seu umbigo, isto é, para o seu eleitorado, as guerras e a fome não acabarão.
ResponderEliminarNo nosso caso, basta olhar para o interior. Como há lá poucos votos, não dão grande atenção aos seus problemas. No litoral é que está o ganho (político).
Excelente poema, gostei muito.
Boa semana minha amiga.
Beijinhos.
Mais uma vez, simbiose perfeita entre imagem e palavras; mais um poema que nos desperta reflexões profundas e necessárias. Obrigado, Emília! Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarBoa noite Emília.
ResponderEliminarInfelizmente, vivemos tempos difíceis, tenebrosos, inquietantes, carregados de incertezas, que este seu poema tão bem o ilustra.
Belíssimo poema. Gostei bastante.
Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Mais um belo poema.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Poema reflexivo Tempos com muitos desafios, mas não percamos a esperança.
ResponderEliminarBoa semana. bjsss Norma
https://pensandoemfamilia.com.br/poesia/uma-inspiracao/
Boa tarde Amiga Emília
ResponderEliminarO poema ergue-se como um grito lúcido perante a inquietação do mundo atual.
Entre imagens de dor, guerra e desalento, a voz poética questiona o futuro da humanidade e confronta-nos com a fragilidade da esperança. A sucessão de interrogações finais intensifica o tom reflexivo e deixa no leitor uma inquietação profunda sobre o rumo do Homem e do planeta.
Muito reflexivo.
Deixo um beijo.
Bom fim-de-semana.
:)
Boa tarde Emília.
ResponderEliminarPassando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
A guerra é um sinal evidente da mais completa escuridão.
ResponderEliminarAbraço de amizade.
Juvenal Nunes