sábado, maio 16, 2026

Olho em redor


Foto: Pixabay


Olho em redor;

o mundo transpira guerras,

ódios, violências.

Famílias desavindas,

crianças com fome,

destruição, prantos, doenças,

rumos sem nexo.

Lágrimas rasgam sulcos

nos rostos envelhecidos

de quem sofre.

Impiedosamente

o poder, a ganância e a loucura

empurram para o abismo

milhões de seres indefesos.

O que espera os vindouros

neste planeta em ebulição?

Será que a paz é viável?

Será que a esperança não é palavra vã?

Será que o Homem é recetivo à Luz?

Ou estará o mundo a

mergulhar na escuridão?


Texto
Emília Simões
16.05.2026



11 comentários:

  1. Profundas verdades em tua linda poesia!
    Tomara o homem veja e prefira a LUZ e não a guerra e escuridão!
    beijos, ótimo domingo, chica

    ResponderEliminar
  2. Um poema carregado de verdades!
    É o mundo cruel em que vivemos!
    -
    Coisas de uma vida....
    -
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Sergio5/17/2026

    Perguntas pertinentes. A guerra (seja ela entra países ou entre pessoas) é politizar opiniões divergentes de maneira que cada um dos lados vê o outro como uma ameaça, eu estou certo e tu, errado. Num conflito, seja a que escala for, a argumentação é esquecida. Porque se fosse utilizada- fatos, defesa de opiniões, refutação e assim sucessivamente- ver-se-ia que na maioria das vezes não há certo e errado, mas sim compromisso. Enquanto não nos virmos como parte do mesmo mundo, com os mesmos sonhos, aspirações, e enquanto não tirarmos os olhos dos ecrans e dos nossos umbigos, vai continuar tudo igual. A esperança é que ao batermos no fundo, voltemos à abrir os olhos. Muitos beijinhos e obrigado pelas perguntas e exclamações perante o mundo atual que o poema tão bem expõe!

    ResponderEliminar
  4. Enquanto os países olharem apenas para o seu umbigo, isto é, para o seu eleitorado, as guerras e a fome não acabarão.
    No nosso caso, basta olhar para o interior. Como há lá poucos votos, não dão grande atenção aos seus problemas. No litoral é que está o ganho (político).
    Excelente poema, gostei muito.
    Boa semana minha amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez, simbiose perfeita entre imagem e palavras; mais um poema que nos desperta reflexões profundas e necessárias. Obrigado, Emília! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Emília.
    Infelizmente, vivemos tempos difíceis, tenebrosos, inquietantes, carregados de incertezas, que este seu poema tão bem o ilustra.

    Belíssimo poema. Gostei bastante.
    Deixo os votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Poema reflexivo Tempos com muitos desafios, mas não percamos a esperança.
    Boa semana. bjsss Norma

    https://pensandoemfamilia.com.br/poesia/uma-inspiracao/

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde Amiga Emília
    O poema ergue-se como um grito lúcido perante a inquietação do mundo atual.
    Entre imagens de dor, guerra e desalento, a voz poética questiona o futuro da humanidade e confronta-nos com a fragilidade da esperança. A sucessão de interrogações finais intensifica o tom reflexivo e deixa no leitor uma inquietação profunda sobre o rumo do Homem e do planeta.
    Muito reflexivo.
    Deixo um beijo.
    Bom fim-de-semana.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Emília.
    Passando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. A guerra é um sinal evidente da mais completa escuridão.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.