Photohobo
O tempo é implacável!
Não se deixa dominar.
Esgueira-se
por entre os dedos das mãos
como grãos de areia na praia.
Quase sufoca
pela rapidez com que
nos ultrapassa.
Nada o detém.
Oprime o pensamento
e as névoas retiram
brilho ao olhar.
Os caminhos têm mais escolhos
e reaprende-se a caminhar.
Há que dar tempo ao tempo
e fingir alguma indiferença
perante a sua voracidade.
Deixar que a criança que nos habita,
se sobreponha ao tempo
e nos ensine a olhá-lo
com alguma complacência,
com alguma dignidade.
Texto
Emília Simões
09.05.2026
Emília Simões
09.05.2026
Amiga Emília, boa noite de sábado!
ResponderEliminarO tempo nos escorre e, quando percebermos, já não o temos mais.
Ainda temos tempo de ler poemas belos como os seus.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos fraternos
Que lindo poema,Ailime e o tempo é mesmo implacável, portanto tratemos de o bem aproveitar! Lindo domingo! bjs, chica
ResponderEliminarO tempo condiciona-nos, o tempo tudo resolve.
ResponderEliminarUm abraço.
Belíssimo poema, a vida é muito curta, e
ResponderEliminarainda ficamos felizes pelos nossos aniversários kkkkk,
é tempo a menos que temos... 😄😅 uma boa ilusão!
Beijinho, Ailime, um feliz domingo!
Muita paz e alegria!
Olá, querida, o tempo, sim, escorre pelos dedos como areia da praia, mas "se o tempo é ouro, o tempo com quem amamos é tesouro". Outra reflexão: " Casa é pausa no tempo onde a alma respira e o coração descansa" Como fico em casa, curto muito o tempo que me resta e fico leve como agora lendo seus bonitos versos. Beijinhos! Bons dias lhe aguardam!
ResponderEliminarO tempo... um bem tão precioso!
ResponderEliminar👏👏👏😘
Se é certo que o tempo nos vai erodindo fisicamente e mentalmente, que mais estolhos aparecem no nosso caminho, e que talvez tenhamos de reorientar a nossa percepção perante a finitude da vida e implacabilidade do passar do tempo, há uma agência em nós- o querer viver para nós e para os outros - que se calhar é a essência da vida, e que nos acompanha sempre. Acho que em vez de fingir indiferença perante os obstáculos e a própria morte, que é afinal o último ato natural da vida, a melhor forma de enfrentarmos o tempo e a sua finitude é inquirirmos sobre ambos. Qual o sentido da minha vida? Como devo viver? O que faço é justo e bom? A vida desenrola-se a partir de vários círculos concêntricos à volta de cada um, que tocam em outros. O tempo dá-nos a oportunidade, seja em que capacidade e idade for, de agir com dignidade, como dizes, e bondade, para que esses círculos toquem outros. Não é preciso ser em grande escala ou com alarido. Um ato aqui, uma lição ali, ser participativo no mundo ao nosso redor. Beijinhos
ResponderEliminarMais um bonito poema.
ResponderEliminarBoa semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Será o tempo que passa por nós ou nós é que passamos pelo tempo?
ResponderEliminarEm qualquer caso este seu poema é magnífico, gostei muito.
Boa semana minha amiga.
Beijinhos.
Boa tarde Emília.
ResponderEliminarO tempo é sempre infinito. Nós, é que temos que saber aproveitar o que esse tempo nos oferece.
Excelente poema. Gostei muito.
Deixo os votos de uma excelente semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Lindo, Emília! E que grande verdade: só mesmo a criança, que existe em nós, é capaz de triunfar sobre o tempo! Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarOlá, amiga Emília, o seu poema contém muita sabedoria e beleza.
ResponderEliminarO tempo é mesmo implacável, melhor mesmo é aceitá-lo sem resistência.
Gostei muito.
Votos de uma ótima semana, com saúde e paz no seu belo Portugal.
Um beijo, amiga.
O poema reflete, com sensibilidade e lucidez, a inevitabilidade do tempo e a forma como ele molda o olhar, os passos e a memória.
ResponderEliminarEntre a dureza da sua passagem e a ternura da criança interior, permanece a procura serena de dignidade perante a vida.
Muito sábio.
Boa semana com saúde e alegria.
Um beijo.
:)
Boa tarde:- Poema sentimental, intenso, profundo que muito gostei de ler. Por vezes o tempo diz-nos que não exte tempo suficiente para vivermos o nosso próprio tempo.
ResponderEliminar.
Saudações poéticas
.
“” Feliz momento ““
.
Mais um bonito poema.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Boa tarde Emília.
ResponderEliminarPassando por aqui, para desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Minha querida Amiga, que excelente poema. O tempo que percorremos, tão cheio de sobressaltos. O tempo tão apressado que se torna breve, até que ficamos sem tempo.
ResponderEliminarTudo de bom.
Um beijo.