Livre de amarras, contemplo
a natureza que me oferece beleza e harmonia
no canto dos pássaros, no colorido das flores,
nos ramos frondosos das árvores.
Encontro-me e os meus pensamentos libertos
fazem-me flutuar pela relva verde e fresca,
que atapeta o chão onde me deito a olhar o céu,
onde as nuvens brancas parecem flocos de neve .
Ao lado uma lagoa reflete a luz do sol
debruçada nos ramos das árvores;
o brilho, por instantes, cega-me
como se um espelho refletisse
a sensação de liberdade
que só a natureza me oferece.
Esvoaço livre, leve, agradecida.
O meu pensamento livre
divaga ao sabor da brisa da tarde.
Por instantes vem-me à ideia os
que vivem aprisionados e sós
enclausurados em cantos sem luz e amor,
cumprindo dolorosas penas... Alguns inocentes.
E enquanto o vento percorre os campos
e os pássaros se perdem no azul,
guardo no peito a certeza
de que a liberdade
é o mais belo rosto da vida.
30.05.2026
Linda poesia e voo na liberdade que faz tanto bem!
ResponderEliminarAdorei! beijos, lindo fds! chica
A contemplação da natureza transmite-nos sempre uma sensação de liberdade.
ResponderEliminarAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
Liberdade boa!
ResponderEliminarBom domingo 👏😘
Amiga Emilia, boa noite de domingo!
ResponderEliminarNada como nos sentirmos leves ante nosso viver.
Um lindo poema.
Tenha um junho abençoado!
Beijinhos fraternos
Mais um bonirto poema que vim cá conhecer. Boa semana!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Olá Emília,
ResponderEliminarA liberdade só é possível sem amarras.
Tal como ser poeta... o que neste magnífico poema é bem evidente.
Boa semana. Beijinhos.
Boa tarde Emília.
ResponderEliminarQuando as amarras existem não há liberdade.
Mas essa liberdade tem que ser conquistada e preservada todos os dias da nossa vida.
Gostei bastante deste seu poema, estimada amiga.
Votos de uma excelente semana com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
O poema revela o estado de alma da poeta - aqui, leve e liberta, inspirada na Natureza primaveril, agora no seu fulgor. Sim, são maravilhas que todos devíamos contemplar e agradecer e preservar. Os ciclos da Natureza relembram-nos a maravilha da vida e a sua finitude. A natureza em auge eleva o pensamento em liberdade absoluta. A autora também contempla quem está privado de liberdade, ou vive só, ou sem amor, e relembra-nos que a liberdade é o rosto mais belo da vida. Muitas questões se podem colocar: somos realmente livres, quando espartilhados por regras sociais, culturais, politicas, ideológicas, económicas, e por muitos preconceitos sistémicos? Todas criações humanas. Os estóicos (filosofos) defendem que é na Natureza que nos devemos basear na forma como conduzimos a nossa vida - aceitar tudo o que é "natural". Mas infelizmente não o fazemos. Estamos mais preocupados em viver de acordo com a "natureza humana", ela que é cheia de caprichos, de vai-vens, de mudanças sem sentido. Conectar com o mundo natural eleva-nos acima da nossa pequenez, conecta-nos com Deus de algum modo, e enche-nos de gratidão pela vida, independentemente de vai-vens. Beijinhos!!
ResponderEliminarUm belo poema... e uma grande verdade: nada pode ser bom, na vida, quando não se tem a liberdade! Meu abraço e meu aplauso, Emília; boa semana, amiga!
ResponderEliminar"Esvoaço livre, leve, agradecida." Que maravilha!
ResponderEliminarTudo de bom, minha querida Amiga.
Um beijo.
Belíssimo!
ResponderEliminarSenti-me aí nesse esvoaçar tão bom!
Beijinhos.
Boa tarde Emília
ResponderEliminarNeste poema, a natureza surge como espaço de contemplação, harmonia e liberdade.
Através de imagens serenas e luminosas, a autora conduz o leitor por um percurso de paz interior que culmina numa reflexão sensível sobre o valor da liberdade.
O contraste entre a leveza dos elementos naturais e a realidade dos que vivem privados desse direito confere profundidade à mensagem, tornando o poema um delicado hino à gratidão e à dignidade humana.
Liberdade não tem preço.
Deixo um beijo.
:)
Belíssimo, querida Emília,
ResponderEliminarbota liberdade nisso!!!
Adorei ler, como sempre.
Dias felizes pela frente, amiga,
beijinhos.