sábado, maio 30, 2026

Livre de amarras

Vecteezy


Livre de amarras, contemplo

a natureza que me oferece beleza e harmonia

no canto dos pássaros, no colorido das flores,

nos ramos frondosos das árvores.


Encontro-me e os meus pensamentos libertos

fazem-me flutuar pela relva verde e fresca,

que atapeta o chão onde me deito a olhar o céu,

onde as nuvens brancas parecem flocos de neve .


Ao lado uma lagoa reflete a luz do sol

debruçada nos ramos das árvores;

o  brilho, por instantes, cega-me

como se um espelho refletisse 

a sensação de liberdade

que só a natureza me oferece.


Esvoaço livre, leve, agradecida.


O meu pensamento livre

divaga ao sabor da brisa da tarde. 


Por instantes vem-me à ideia os 

que vivem aprisionados e sós

enclausurados em cantos sem luz e amor,

cumprindo dolorosas penas... Alguns inocentes.


E enquanto o vento percorre os campos

e os pássaros se perdem no azul,

guardo no peito a certeza

de que a liberdade

é o mais belo rosto da vida.

Texto
30.05.2026
Emília Simões




13 comentários:

  1. Linda poesia e voo na liberdade que faz tanto bem!
    Adorei! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. A contemplação da natureza transmite-nos sempre uma sensação de liberdade.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  3. Liberdade boa!
    Bom domingo 👏😘

    ResponderEliminar
  4. Amiga Emilia, boa noite de domingo!
    Nada como nos sentirmos leves ante nosso viver.
    Um lindo poema.
    Tenha um junho abençoado!
    Beijinhos fraternos

    ResponderEliminar
  5. Mais um bonirto poema que vim cá conhecer. Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Olá Emília,
    A liberdade só é possível sem amarras.
    Tal como ser poeta... o que neste magnífico poema é bem evidente.
    Boa semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Emília.
    Quando as amarras existem não há liberdade.
    Mas essa liberdade tem que ser conquistada e preservada todos os dias da nossa vida.
    Gostei bastante deste seu poema, estimada amiga.

    Votos de uma excelente semana com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Sergio6/01/2026

    O poema revela o estado de alma da poeta - aqui, leve e liberta, inspirada na Natureza primaveril, agora no seu fulgor. Sim, são maravilhas que todos devíamos contemplar e agradecer e preservar. Os ciclos da Natureza relembram-nos a maravilha da vida e a sua finitude. A natureza em auge eleva o pensamento em liberdade absoluta. A autora também contempla quem está privado de liberdade, ou vive só, ou sem amor, e relembra-nos que a liberdade é o rosto mais belo da vida. Muitas questões se podem colocar: somos realmente livres, quando espartilhados por regras sociais, culturais, politicas, ideológicas, económicas, e por muitos preconceitos sistémicos? Todas criações humanas. Os estóicos (filosofos) defendem que é na Natureza que nos devemos basear na forma como conduzimos a nossa vida - aceitar tudo o que é "natural". Mas infelizmente não o fazemos. Estamos mais preocupados em viver de acordo com a "natureza humana", ela que é cheia de caprichos, de vai-vens, de mudanças sem sentido. Conectar com o mundo natural eleva-nos acima da nossa pequenez, conecta-nos com Deus de algum modo, e enche-nos de gratidão pela vida, independentemente de vai-vens. Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  9. Um belo poema... e uma grande verdade: nada pode ser bom, na vida, quando não se tem a liberdade! Meu abraço e meu aplauso, Emília; boa semana, amiga!

    ResponderEliminar
  10. "Esvoaço livre, leve, agradecida." Que maravilha!
    Tudo de bom, minha querida Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Belíssimo!
    Senti-me aí nesse esvoaçar tão bom!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Emília
    Neste poema, a natureza surge como espaço de contemplação, harmonia e liberdade.
    Através de imagens serenas e luminosas, a autora conduz o leitor por um percurso de paz interior que culmina numa reflexão sensível sobre o valor da liberdade.
    O contraste entre a leveza dos elementos naturais e a realidade dos que vivem privados desse direito confere profundidade à mensagem, tornando o poema um delicado hino à gratidão e à dignidade humana.
    Liberdade não tem preço.
    Deixo um beijo.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Belíssimo, querida Emília,
    bota liberdade nisso!!!
    Adorei ler, como sempre.
    Dias felizes pela frente, amiga,
    beijinhos.

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.