sábado, novembro 25, 2023

No meu canto



No meu canto escrevo uma palavra, 

depois outra e ainda outra.

Que pretendem meus dedos expressar

quando seguram a caneta e ela desliza

lentamente, como a desenhar um poema

que nem sequer está esboçado?

Deixo que gotas de tinta escorram

e molhem o papel e nesse borrão

eu tenha esculpido algo

que se assemelhe a poesia.

Tal como o pintor, quando na tela

deixa que as tintas se esbatam 

e formem a sua inspiração contida.

A tinta secou, olho-a incrédula!   

Nada restou e o poema não aconteceu.


Texto
Ailime
25.11.2023
Imagem Google



16 comentários:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Ailime!
    Algo que se assemelhe à poesia... é o que se tenta deixar impresso o que gosta da arte.
    Não foi seu caso aqui, não só tentou, ousou e conseguiu uma belíssima marca a mais no rol poético virtual.
    Parabéns!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. E o poema aconteceu, sim.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo ficou e conseguiste muito bem dar formas à poesia que mora em ti!
    Lindo! beijos, potimo domingo! chica

    ResponderEliminar
  4. Sérgio11/26/2023

    Aconteceu sim, magia da inspiração. Que pretendem estas palavras, quando escritas, que pretende a poesia? (sim, é poesia). Talvez a expressão profunda dos sentimentos, talvez a associação dos pensamentos às palavras, talvez uma reflexão do eu no papel, como o pintor o faz nos seus quadros - é a realidade que/como ele a vê que é representada, o seu eu sempre incluído. Talvez seja essa a magia da poesia. Pintar quadros da alma, ela que está sempre a mudar, um põe e tira constante, com palavras que, como tinta, secam e perduram. Pela poesia, os sentimentos, pensamentos e representações da alma permanecem vivos para sempre. Como os quadros. Janelas da alma. Gostei muito!! Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante do poema!! Obrigada pela partilha!
    .
    Estamos muito perto do Natal...

    Beijos e um ótimo Domingo.

    ResponderEliminar
  6. O poder da sugestão. por vezes, afirma muito mais do que o que fica dito.
    Pode não ter ficado o poema, mas ficou a inspiração por baixo da tinta...
    Singular este poema, minha Amiga Ailime.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Mas o poema aconteceu.
    Como tantos outros, é magnífico.
    Boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11/27/2023

    Aconteceu, Ailime... e ficou lindo! Como eu disse, uma vez: "para o poeta, o poema mais bonito é aquele que ele ainda não escreveu!". Parece complicado... mas a gente entende, não é? :) Meu abraço, boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Aconteceu, Ailime... e ficou lindo! Como eu disse, uma vez: "para o poeta, o poema mais bonito é aquele que ele ainda não escreveu!". Parece complicado... mas a gente entende, não é? :) Meu abraço, boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Ailime querida, aconteceu sim, um belíssimo poema!
    Muitas vezes tenho a mesma sensação, sento diante da página branca e nada... e a inspiração chega aos pouquinhos.
    Tua poesia é sempre bela, amiga, eu adoro te ler.
    Beijinhos, uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  11. Aconteceu sem esperar Aline... ☺️👏😘

    ResponderEliminar
  12. Mas isso aconteceu, o poema aí está.
    Simples, completo e perfeito.
    Um poema pintado.
    A foto ficou em sintonia perfeita.
    Boa semana.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  13. A vida é um poema se lhe saborearmos pequenos momentos, que assim tornamos belos.
    Beijinhos, amiga Ailime.

    ResponderEliminar
  14. Quando deixamos "viajar" o pensamento acontecem os poemas perfeitos, como o que aqui acabo de ler.
    *
    Abraço/beijinho.
    */*
    Poema: Amores esquecidos
    */*

    ResponderEliminar
  15. Olá Ailime,
    Poema sublime. Onde a vida está bem representada neste belo poema!
    Gostei muito.
    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. E o que é um poema? Senão mais do que algo que toca nossa alma, e isso aconteceu aqui, então existe poema sim e muito belo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.