sábado, dezembro 30, 2023

O rio das minhas lembranças

(desconheço o autor)

Caminho sem sentido tentando abstrair-me dos trajetos, que tantas vezes trilhámos juntas!

O que mais apreciava eram os ribeiros de águas límpidas, onde mergulhavas as mãos e o coração.

Nas águas geladas brilhando ao sol, quente de inverno, a tua silhueta resplandecia de emoção e amor.

Ainda me recordo das laranjas que caíam junto à margem do ribeiro grande e que me deliciavam.

Sempre gostei de laranjas. Hoje o ribeiro está seco e não sei se ainda existem laranjeiras no velho pomar.

Mas sabes uma coisa? Do que tenho  mesmo saudades é das filhoses que fazias à lareira no tacho grande, na noite de Natal!

Quando passo à tua porta, parece que ainda sinto o aroma da canela e do açúcar com que as polvilhavas.

Como eram boas as tuas filhoses! Nunca mais comi nenhuma igual. Hoje há tantos, tantos sabores, que me confundem.

Paro um pouco e apenas desertos se estendem à minha frente e uma neblina cai sobre o rio.

O rio, o rio das minhas lembranças, que tudo guarda e tudo revela.


Desejo a todos um Feliz Ano Novo com saúde e paz!

Texto
Ailime
Imagem Google
30.12.2023

16 comentários:

  1. Olá, querida amiga Ailime!
    Que delicada descrição poética das lembranças tão marcantes em sua vida!
    Senti o aroma das laranjeiras...
    Os filhotes eu aprendi a fazer com uma religiosa que viveu na Itália. São uma delícia mesmo.
    Adorei a neblina caindo por sobre o rio.
    Que sensação linda!
    Parabéns, Amiga!
    Tenha últimos dias de 23 abençoados junto aos seus entes queridos!
    Obrigada pela linda companhia em 23.
    Beijinhos festivos

    ResponderEliminar
  2. Lindo te ler e ver as saudades que sempre temos em n´pos... Adorei!

    Feliz 2024 pra ti e todos os teus! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Que todos sejamos dignos de receber o Novo Ano, com saúde, Amor, e Paz no coração. Extensivo a todos os vossos familiares e amigos. Espero-vos em 2024
    .
    🍀Que se renovem todas as esperanças🥂

    Beijinhos e abraços.
    Desculpem o copypast.

    ResponderEliminar
  4. Sérgio12/31/2023

    Poema sentido, memórias vivas de infância que perduram e fizeram a escritora. O rio, as laranjas, as filhoses. O passar do tempo e a presença, hoje ausente, de quem a amou. As saudades da simplicidade, num mundo em turbilhão que nos deixa azamboados, quando a simplicidade bastava. As ligações com a infância são boas e importantes. São talvez a nossa âncora, onde aprendemos os nossos valores, o amor, a paz e segurança. As ligações com o presente são ainda mais importantes. Só o presente existe. Todo esse amor recebido vai ser reciclado, não deve ficar guardado na memória. Foi para isso que existiu - e existe, como uma linha contínua e infinita, que nunca acaba. A âncora do passado está cá, a manter-nos ancorados, mesmo no presente - mesmo que estranho e difícil. Talvez seja esse o papel das memórias- reciclar (repetir) tudo o que de bom recebemos de alguém, com outros. Para criar mais memórias. As memórias são o eco da consciência, que é afinal, a par do presente, a única coisa que existe.

    ResponderEliminar
  5. Lembranças doces e perfumadas que fazem da vida
    presente mais serena e confiante. Há sempre essa
    arca onde elas existem e aonde poderemos voltar
    sempre que nos apetecer.
    Feliz Ano de 2024, cara Ailime.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo texto de boas recordações, gostei de ler.
    Boa semana e Feliz Ano Novo, querida amiga Ailime.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que belas lembranças, Ailime! Suficientes para dar sentido a toda uma vida! Meu abraço; boa semana e feliz 2024!

    ResponderEliminar
  8. Lindo poema, com belas recordações, amiga Ailime.
    Gostei muito.
    Votos de um feliz 2024, com tudo de bom!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ailime, apaixonei-me! Gratas e lindas lembranças partilhaste aqui. Arde o coração quando lembramos, não? Eu também tenho muitas, mas falta-me o dom de escrevê-las como tu! Que Deus a abençoe infinitamente! Feliz 2024!

    ResponderEliminar
  10. Belíssimo texto poético que me levou lá atrás para buscar as minhas lembranças e delas as saudades! E igual aquelas, não há! Parece que o passado sempre foi melhor... não sei a razão, mas vou pensar o porquê!
    Um lindo Ano, querida Ailime, pois é, todos voltando das festas, e com saudades! E temos um ano inteiro juntas!
    Beijinho, querida amiga!
    FELIZ 2024! 🙏🌹🙏

    ResponderEliminar
  11. Lembranças com sabor a laranjas e aroma de canela. E um rio a secar. Não no coração de quem assim escreve e onde ele vai correr para sempre. Belíssimo, minha Amiga Ailime!
    Que o ano de 2024 te traga saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. Um texto poético carregado de sensibilidade e poesia.
    As lembranças que ficam para sempre e que recordamos com saudade.
    Belíssimo!
    Boa semana.
    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  13. Seu versos são recheados de inspiração. Bju

    ResponderEliminar
  14. Olá Ailime, passando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Arrepiei-me ao ler este poema. Sente-se uma saudade não escondida, um amor quase maternal e um aconchego que se sente quando se recebem as "coisas simples da vida" como o sabor adocicado das filhoses. quanta sensibilidade existem nestas palavras. Muitos parabéns e um beijinho

    ResponderEliminar
  16. Um texto tão belo, e nostálgico... tudo passa e se altera... as águas... o curso do rio... a vida... e as gentes que passaram por nós... só as memórias ficam, e nos fazem reviver, os nossos melhores momentos, aos quais já não temos como voltar... mas que através das lembranças sempre podemos continuar a visitar!
    Votos de um muito Feliz 2024, com saúde e paz... que é o essencial... e é mesmo o mais precioso, nos tempos que correm! Felizes realizações e um sem fim de belas inspirações, para o novo ano!
    Tudo de bom, para si e os seus! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.