segunda-feira, março 18, 2024

Travessia Visionária (Um Mês Pelo Dia Mundial da Poesia)

Esta a minha terceira participação no Desafio de Rosélia, do Blogue Escritos da Alma,
para celebrarmos o Dia Mundial da Poesia durante um mês.


Navego nas águas serenas do lago
tendo como farol a luz do luar.
No silêncio e solidão da noite,
as minhas emoções retraem-se
sempre que o passado vem à tona.
Remo em sentido contrário
com a tua imagem gravada no peito.
Os meus pensamentos perturbam-se,
a minha voz prende-se no vazio.
Quero que voltes, mas não digas nada.
Volta, simplesmente, e sorri.
E entoa baixinho aquela sonata
que um dia compusemos os dois.

Texto
Emília Simões
18.03.2024


26 comentários:

  1. UAUUUUUU! Romantismo lindo e beleza de inspiração! Aplaudindo daqui! Ficou DEZ! Lindo tudo e o final, encantador! beijos, ótima semana, chica

    ResponderEliminar
  2. "Me provoque
    Me desafie
    Me tire do sério
    Me tire do tédio
    Vire meu mundo do avesso".

    Bom dia de Poesia, querida amiga Ailime!
    "No silêncio e solidão da noite,
    as minhas emoções retraem-se
    sempre que o passado vem à tona."
    Genial!
    Muito lírico e com reais sentimentos.
    O passado navega lado a lado conosco e, se duvidar, no mesmo barco que nós. Especialmente se o tal passado foi muito bom.
    Cada verso tem um sabor majestoso, cheio de lirismo e transborda em beleza.
    Remar em sentido contrário... se não for em direção ao melhor dos sonhos. Bem assim.

    "Quero que voltes, mas não digas nada.
    Volta, simplesmente, e sorri".

    Que Amor puro e verdadeiro seu eu poético delineou em seu poema!
    O sorriso será a essência sincera do desejo da volta e a aceitação dela no coração do amado (a).
    Muito lindo, Amiga.
    Estou encantada com seu crescente lirismo .
    Muito obrigada por ter embelezado ainda mais nosso Mês da Poesia.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima


    ResponderEliminar
  3. Lindo, puro romantismo. Aplausos. Bom final de tarde.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ailime
    Belo poema aqui partilha. Nada mais importante que o amor, para dar alegria e cor aos nossos corações. Gostei muito.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Sérgio3/19/2024

    Um poema lindo. Uma dedicatória a quem já partiu e foi importante para ti, tu que continuas a navegar neste mundo. Talvez um dia reencontres esse alguém, e se não, reencontra-o na tua memória sempre que te apetecer. Humildemente reconhecemos que outros nos influenciaram, ensinaram ou ajudaram a ser o que somos hoje. E nós, por sua vez, fizemos o mesmo, num ciclo infinito, por gerações, passadas e futuras. Pena seja o individualismo de hoje em dia, e o egoísmo, e a falta de capacidade para aceitar que somos todos mortais, e o que vale a pena fazer é de facto ser social e ajudar o próximo. Somos todos parte de um só, mas andamos de costas voltadas. Por isso é bonito ler poemas onde as pessoas se unem!

    ResponderEliminar
  6. Apenas cante uma canção bonita falando de amor e coisas que afagam o coração, enquanto o barco da vida me leva pelos mares de sentimentos e emoções maravilhosas.
    Lindo inspirar nas suas palavras Ailime, seu canto é o canto do coração, da sensibilidade aguçada. Maravilhosa participação neste lindo projeto de nossa amiga.
    Bjs e semana abençoada amiga.

    ResponderEliminar
  7. Uau!!! Pois essa é Ailime, criativa, sensível, e romântica!
    Maravilha, amiga, belíssimo poema e linda tua participação.
    Fiquei olhando a foto, aquele luar, e a solidão da noite, sim, dá belos poemas!
    Uma feliz semana, poeta excelente, parabéns pelo Dia Mundial da poesia / poetas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Queria Ailime

    Adorei este poema.
    Estrofes escritas com uma delicadeza notavél.
    Por momentos, pensei que gostava de ter escrito este poema, pois ele tem algo de mim nessas palavras.
    Gostei muito mesmo Emília (era o nome da minha professora do Ensino básico por quem tenho uma grandes estima e apreço e também é o seu.)
    Muito grata pela partilha.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Navegar a vida, viver a poesia da viagem, versar do estar aqui.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  10. Olá, Ailime
    O Romantismo visitou o seu íntimo poético e deixou-se
    ficar por aqui. Um amor imenso atravessa os seus versos,
    e, na imagem, o luar e todo o ambiente serviu para relativizar
    o passado disponibilizando-se para um regresso em que
    basta um sorriso como passaporte para uma nova vida.
    Adorei, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Não sei escrever poesia, Ailime; mas como gosto dela! E quanto admiro vocês, que a trazem à flor da alma! Belo poema, minha amiga; boa semana, meu abraço!

    ResponderEliminar
  12. Ailime, tão sensível, tão romântica falando de um forte amor, talvez que no passado ficou. Que especial ficou seu poema! Lindo demais! Grande abraço!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/21/2024

    Doce e muito belo...
    Um poema realmente poético.
    Aplaudo a criatividade. Abraço
    Majo Dutra

    ResponderEliminar
  14. Adorei este poema delicadamente romântico.
    Que tenhas um bom dia da Poesia e que nunca te falte a inspiração.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. Olá Ailime:
    "Quero que voltes, mas não digas nada.
    Volta, simplesmente, e sorri.
    E entoa baixinho aquela sonata
    que um dia compusemos os dois."

    Muito lindo . O ápice do poema , o ápice do amor . Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. participei aqui :
      https://kantinhodasmensagens.blogspot.com

      Eliminar
  16. Olá Ailime,
    passando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar
    um feliz fim de semana, com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Poema muito bonito que me fascinou ler.
    Saudações cordiais

    ResponderEliminar
  18. Romantismo singular neste belo poema querida Ailime
    uma participação excepcional amiga
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. A suavidade das emoções com laivos de ternura, fazem deste poema um hino ao amor numa composição tão bem conseguida , Ailime!
    Parabéns
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Bonita participação.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  21. Belo poema bem construído nos sentimentos que impulsionam os sonhos reprimidos , mas que ao emergirem deixam o silêncio para se transmutar em esperança despudorada !
    Ousada e reveladora !: Amei! Bj minha linda e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  22. Um poema bem romântico e magnífico,
    Gostei de ler, como sempre.
    Boa semana e uma Páscoa muito Feliz.
    Beijinhos, querida amiga Emília.

    ResponderEliminar
  23. Um exemplo brilhante! Sua postagem é perspicaz e apresentada de maneira eloquente. Agradeço por compartilhar sua valiosa perspectiva. Amplie seus conhecimentos sobre o Aviador em nosso blog informativo.

    ResponderEliminar
  24. Vi que não comentei aqui, que coisa!
    Muito linda a sua participação, profunda, tocante e romântica. O remo, o luar e a alma fluindo juntos encantadoramente.
    Bjs... 🌻

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.