sábado, janeiro 20, 2024

Para um sem-abrigo



Lembro-me de quando ainda eras criança.
Brincavas ao ar livre com os outros meninos.
Tinhas pai, mãe e uma irmã; uma vida normal.
(O que será uma vida normal?)
Parecias feliz como as outras crianças que, em teu redor,
brincavam e saltavam jogando à bola.
Todos muitos alegres, divertidos,
com as traquinices próprias da idade. 
Estive muitos anos sem te ver.
Sinceramente já nem te recordava.
Um dia abordaste-me, com muita educação,
porque me reconheceste,
apesar dos anos passados...
- Sim, sou eu...
E pediste-me uma moeda...
Contaste-me parte da tua história 
e falaste-me da tua mãe,
com tanto carinho, com tanto orgulho: 
- a Mulher que mais amei -
deixando rolar as lágrimas,
que tanto me comoveram.
Percebi que os teus caminhos não foram retos,
que tens percorrido a vida por vias travessas.
Uma vida indigna de um ser humano.
Há dias vi-te junto a uma cama improvisada
debaixo de uma varanda, onde dormes ao relento.
Fiquei atónita e o meu pensamento divagou...
E divaga, porque não tenho respostas
nem soluções para te socorrer.
Apenas te posso indicar um caminho...
Um caminho que tu conheces bem,
porque dele tua mãe te falava.
  
Texto
Emília Simões
20.01.2024
Imagem Google



19 comentários:

  1. Poema sentido e realista. Que relata uma realidade triste da nossa sociedade, onde muitos seres humanos vivem desumanamrnte...
    Uma triste realidade, que urge resolver.
    Votos de um feliz fim de semana, amiga Ailime.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que triste cena e quando já é um comnhecido, sabemos da hoistória de vida, fica mais triste ainda! Que ainda dê tempo dele voltar à vida normal...beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida amiga Ailime!
    Tenho me deparado muito com cenas assim e é uma realidade do novo normal por aqui.
    Mensagem muito oportuna e quiçá teria tido uma família antes de estar assim, uma mãe para amá-lo.
    Tenha um domingo abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
  4. Gosto de poemas que, de algum modo, falem da infância. Gostei.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sérgio1/21/2024

    Somos todos filhos amados de Deus. Poema corajoso, a focar-se em quem nada tem - a quem, por uma razão ou outra, todos viraram as costas. A quem tropeçou na vida e não se levantou. Há sempre qualquer coisa que podemos fazer para ajudar. Aliás, esse é o nosso dever, como seres humanos. Teve um propósito e recorda-se da mãe. Talvez seja essa a mão que o ajudará a levantar-se. Mas é preciso alguém a mostrar-lhe essa mão.

    ResponderEliminar
  6. Nossa!! Esse texto balança nossas estruturas, como é triste uma pessoa assim vir a nós e contar sua vida, sem desnudá-la muito, nem precisa!
    Aqui, Ailime, deparamos muito com isso, é tão triste que nos constrange ver o ser humano assim, igualzinho a esse que postaste.
    Mas isso precisa ser postado, sem dúvida, a vida não é feita de rosas, há muito mais espinhos.
    Uma feliz semana, querida, beijinho!
    Muita paz e alegria.

    ResponderEliminar
  7. Esta é a realidade de demasiadas pessoas. Infelizmente há muita gente assim como como o sem-abrigo que descreves neste poema tão sensível que me comoveu. Também me interrogo por que motivo não há uma vida digna para todos.
    Tudo de bom minha querida Ailime,
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Um problema que atinge pessoas a mais. Muitas vezes elas são culpadas, mas outras são vítimas da sociedade em geral e/ou da família.
    Um poema comovente que muito gostei.
    Boa semana querida amiga Emília.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ailime, passando por aqui, relendo este belo poema que muito gostei, e desejar uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Pouco a comentar, Ailime, dadas a gravidade do assunto e a poesia com que o abordaste. Um belíssimo poema, sobre a feia realidade da pobreza, em todo o mundo! Comovido, envio-te o meu abraço e votos de boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Tocante canto, cantado com palavras realistas, e tão fortes. Fico triste quando vejo pessoas reagindo assim, de uma forma em que as dores somente crescem e a vida passa a ser sem sentido. Há muita reflexão aqui, mas culpar a quem? O Sol da Justiça é para todos!
    Beijo 💋

    ResponderEliminar
  12. muito tocante e triste, e então quando conhecemos a pessoa, a dor ainda incomoda mais.
    comovente demais.
    um beijo
    :(

    ResponderEliminar
  13. ... e quantas vidas não terão passado pelo mesmo! Bj Ailime

    ResponderEliminar
  14. Tão tocante estas palavras...
    Quantos seres a vida para a rua empurrou.. quanta injustiça...
    Arrepie-me ao ler esta prosa tão tocante e triste e tão real, cada vez mais real ... que Deus sempre o acompanhe, porque a fé nos conduz.
    Beijinho Emília

    ResponderEliminar
  15. Olá, amiga Ailime, um texto muito triste, que fala muito bem
    do seu sentimento de tristeza ao encontrar, já adulto, o seu amigo de infância, que mendigava pelas ruas. Fico a imaginar o seu sentimento
    e a sua tristeza...
    Voto de um ótimo fim de semana, paz e felicidade.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  16. a passar por cá para desejar bom fim-de-semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  17. Gostei de reler este excelente poema.
    Boa semana querida amiga Emília.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Meu abraço, amiga, boa semana; aguardo o próximo post!

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.