sábado, maio 09, 2026

O tempo


Photohobo


O tempo é implacável!

Não se deixa dominar.

Esgueira-se

por entre os dedos das mãos

como grãos de areia na praia.

Quase sufoca

pela rapidez com que

nos ultrapassa.

Nada o detém.

Oprime o pensamento

e as névoas retiram

brilho ao olhar.

Os caminhos têm mais escolhos

e reaprende-se a caminhar.

Há que dar tempo ao tempo

e fingir alguma indiferença

perante a sua voracidade.

Deixar que a criança que nos habita,

se sobreponha ao tempo

e nos ensine a olhá-lo

com alguma complacência,

com alguma dignidade.

Texto
Emília Simões
09.05.2026


17 comentários:

  1. Amiga Emília, boa noite de sábado!
    O tempo nos escorre e, quando percebermos, já não o temos mais.
    Ainda temos tempo de ler poemas belos como os seus.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos fraternos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo poema,Ailime e o tempo é mesmo implacável, portanto tratemos de o bem aproveitar! Lindo domingo! bjs, chica

    ResponderEliminar
  3. O tempo condiciona-nos, o tempo tudo resolve.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo poema, a vida é muito curta, e
    ainda ficamos felizes pelos nossos aniversários kkkkk,
    é tempo a menos que temos... 😄😅 uma boa ilusão!
    Beijinho, Ailime, um feliz domingo!
    Muita paz e alegria!

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida, o tempo, sim, escorre pelos dedos como areia da praia, mas "se o tempo é ouro, o tempo com quem amamos é tesouro". Outra reflexão: " Casa é pausa no tempo onde a alma respira e o coração descansa" Como fico em casa, curto muito o tempo que me resta e fico leve como agora lendo seus bonitos versos. Beijinhos! Bons dias lhe aguardam!

    ResponderEliminar
  6. O tempo... um bem tão precioso!
    👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  7. Sergio5/10/2026

    Se é certo que o tempo nos vai erodindo fisicamente e mentalmente, que mais estolhos aparecem no nosso caminho, e que talvez tenhamos de reorientar a nossa percepção perante a finitude da vida e implacabilidade do passar do tempo, há uma agência em nós- o querer viver para nós e para os outros - que se calhar é a essência da vida, e que nos acompanha sempre. Acho que em vez de fingir indiferença perante os obstáculos e a própria morte, que é afinal o último ato natural da vida, a melhor forma de enfrentarmos o tempo e a sua finitude é inquirirmos sobre ambos. Qual o sentido da minha vida? Como devo viver? O que faço é justo e bom? A vida desenrola-se a partir de vários círculos concêntricos à volta de cada um, que tocam em outros. O tempo dá-nos a oportunidade, seja em que capacidade e idade for, de agir com dignidade, como dizes, e bondade, para que esses círculos toquem outros. Não é preciso ser em grande escala ou com alarido. Um ato aqui, uma lição ali, ser participativo no mundo ao nosso redor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mais um bonito poema.
    Boa semana!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Será o tempo que passa por nós ou nós é que passamos pelo tempo?
    Em qualquer caso este seu poema é magnífico, gostei muito.
    Boa semana minha amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Emília.
    O tempo é sempre infinito. Nós, é que temos que saber aproveitar o que esse tempo nos oferece.
    Excelente poema. Gostei muito.

    Deixo os votos de uma excelente semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Lindo, Emília! E que grande verdade: só mesmo a criança, que existe em nós, é capaz de triunfar sobre o tempo! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Olá, amiga Emília, o seu poema contém muita sabedoria e beleza.
    O tempo é mesmo implacável, melhor mesmo é aceitá-lo sem resistência.
    Gostei muito.
    Votos de uma ótima semana, com saúde e paz no seu belo Portugal.
    Um beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  13. O poema reflete, com sensibilidade e lucidez, a inevitabilidade do tempo e a forma como ele molda o olhar, os passos e a memória.
    Entre a dureza da sua passagem e a ternura da criança interior, permanece a procura serena de dignidade perante a vida.
    Muito sábio.
    Boa semana com saúde e alegria.
    Um beijo.
    :)

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde:- Poema sentimental, intenso, profundo que muito gostei de ler. Por vezes o tempo diz-nos que não exte tempo suficiente para vivermos o nosso próprio tempo.
    .
    Saudações poéticas
    .
    “” Feliz momento ““
    .

    ResponderEliminar
  15. Mais um bonito poema.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde Emília.
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Amiga, que excelente poema. O tempo que percorremos, tão cheio de sobressaltos. O tempo tão apressado que se torna breve, até que ficamos sem tempo.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.