sábado, abril 29, 2023

As casas



Nem sempre as casas têm claridade.

As heras e os musgos retiraram-lhes

o brilho da genuinidade

e fazem-nas mergulhar na escuridão

que o tempo há muito traçou.

Através das portas e janelas,

em escombros,

não ouço o crepitar do lume,

nem sinto o aroma das flores, 

agora murchas sobre a mesa

da sala de entrada.

Desço e subo degraus,

mas o  meu olhar nada vislumbra

e no meio das sombras,

de ontem,

apenas o vazio me fala de vida.

 

Texto 
Ailime
28.04.2023
Imagem Google

21 comentários:

  1. Infelizmente muitos casarios antes palacetes encontram-se abandonados e a degradarem-se dia a dia. Ou por os donos galeceram e os herdeiros andam por terras distantes, ou porque não existe dinheiro para remodelações, ou pior, por disputa de herança entre os interessados.
    Gostei muito da forma como poetou a situação em harmonia com a imagem

    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de sábado, querida amiga Ailime!
    Lindo!
    Tive hera numa casa onde morei no RJ, foi a minha primeira casa própria. Também numa que morei aqui no ES em outra cidade. Gosto muito delas se bem cuidadas.
    Seu poema retrata uma realidade que até faz pensar. Quando vejo casas assim na situação da descrita poeticamente aqui, penso muito, abandonar um lar é tão desagradável e triste com tantos precisando de um .
    A poetisa capou beleza que poderia existir, mesmo em meio aos escombros, que lindo!
    "não ouço o crepitar do lume,
    nem sinto o aroma das flores,
    agora murchas sobre a mesa"
    Uma sensibilidade perfeita.
    Tenha um feriadão abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mais um belíssimo poema. Gosto de ver casas com heras mas entristecem-me ver ruínas assim.
    Abraço, saúde e bom Domingo

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre gostei de heras subindo pelos muros. Mas não gosto de escuridão nas casas e infelizmente, o tempo a traz! Linda poesia e imagem! beijos, chica e ótimo domingo!

    ResponderEliminar
  5. Eu amei seu escrito, um texto vibrante que realmente me fez entrar na casa com você. Eu queria meus muros todos forrados com hera, mas pensei muito no custo alto e acertei. Um abração!

    ResponderEliminar
  6. As heras que enfeitam e que ocultam o tempo com suas façanhas.
    A casa cheia de historias hoje aconchegadas pelas heras.
    Belo texto Ailime desta linda série.
    Bjs de paz.

    ResponderEliminar
  7. Um tema que me é caro, na pintura e na poesia. Gostei.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Ouvir o vazio a falar da vida é um reflexo do vazio que se instala dentro de nós quando a casa que amámos fica abandonada. Mais um excelente poema, minha Amiga Ailime.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. A hera esconde a beleza de outrora onde ficou guardada muitas e nobres histórias
    Um belo poema amiga Ailime
    Beijos e um maravilhoso domingo

    ResponderEliminar
  10. E por detrás da beleza adivinhada e nostálgica,
    fica sempre a pergunta, quem vivenciou a vida
    abrigado por estas paredes?...
    Gostei do poema, Ailime. Parabéns por ele.
    Ótimo final de domingo e boa semana. Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
  11. As casas também nascem, vivem e morrem, como tudo o que é vivo.
    Excelente poema, gostei imenso.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  12. Olá Ailime,
    Poema muito interessante. Onde se evidenciam as casas desertas, abandonadas, que dentro delas, por certo, guardam muitos segredos.
    Gostei muito.
    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Um poema super-reflexivo, lindo!
    Não suporto casas escuras e abafadas, dá-me arrepios e angústias...
    Beijinhos... FELIZ MAIO...

    ResponderEliminar
  14. Maravilhosa publicação :)
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Ailime
    Fazem-me sempre muita nostalgia ver o abandono das casas, mas confesso que sou fascinada em as fotografar.
    Mas, fico sempre a pensar em quem viveu naquela casa, em quem fez ali o seu lar e agora, de nada vale.
    Gostei do poema e da foto.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  16. Muito bela análise em forma poética!
    Assim é a vida!

    Beijinhos e tudo de bom, amiga Ailime!

    ResponderEliminar
  17. A tua sensibilidade, Ailime, captou a mensagem: é o amor, que enche vida e luz as casas! Muito belo! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
  18. Ver casas em ruinas me angustia, acho que vislumbro o abandono, vejo a morte em vida. Seu poema é lindo e expressa com beleza a ausência. bjsss

    ResponderEliminar
  19. Não fosse a casa em ruínas e toda a história que ela guarda, Ailime. que nos traz à memória tantas histórias. Ficam as heras como testemunho de solidão.
    Grande sensibilidade, bela poesia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Muitas vezes em ruinas é uma desilusão ver aqueles lugares que nos trazem memórias.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  21. Sérgio5/06/2023

    Nós somos a nossa própria casa. Olhamos para ela hoje como o fazíamos ontem. Não deixamos que desfaleça porque não se parece hoje com o ontem. Tudo muta. Mas dentro de nós a vida continua. E agradecemos tudo isso. As memórias criadas, as que se hão-de criar. Estarmos aqui e darmos graças pela vida. Gasta pelo tempo ou não, é vida e é só nossa. Cuidemos então dela, guiemo-nos pelo que sentimos que está certo para nós. Muitos beijinhos e obrigado por mais um lindo poema.

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.