sábado, junho 12, 2010

Em noite de Santo António

De Fernando Pessoa:

“A quadra é um vaso de flores que o Povo põe à janela da sua alma. Da órbita triste do vaso escuro a graça exilada das flores atreve o seu olhar de alegria. Quem faz quadras portuguesas comunga a alma do povo, humildemente de todos nós e errante dentro de si próprio. Ser intensamente patriótico é, primeiro, valorizar em nós o indivíduo que somos, e fazer o possível por que se valorizem os nossos compatriotas, para que assim a Nação que é a suma viva dos indivíduos que a compõem, e não o amontoado de pedras e areia que compõem o seu território, ou a colecção de palavras separadas ou ligadas de que forma o seu léxico ou a sua gramática — possa orgulhar-se de nós que, porque ela nos criou, somos seus filhos, e seus pais, porque a vamos criando.”

In: Obra Poética, Cia. José Aguilar Editora/1972

Algumas quadras populares do Grande Poeta:

Saudades, só os Portugueses
Conseguem senti-las bem
Porque têm essa palavra
Para dizer que as têm

Deixaste cair a liga
Porque não estava apertada...
Por muito que a gente diga
A gente nunca diz nada.

Quando vieste da festa,
Vinhas cansada e contente.
A minha pergunta é esta:
Foi da festa ou foi da gente?

Não há verdade na vida
Que se não diga a mentir.
Há quem apresse a subida
Para descer a sorrir.

No baile em que dançam todos
Alguém fica sem dançar.
Melhor é não ir ao baile
Do que estar lá sem estar.

Santo António de Lisboa
Era um grande pregador
Mas é por ser Santo António
Que as moças lhe têm amor.

(Imagem cedida gentilmente pela Net)

3 comentários:

  1. Amiga Ailime,
    Bonita escolha. Estou a contar ir à procissão logo à tarde...desde 2003 que o tenho conseguido fazer...vamos ver se hoje consigo mais um ano subir e descer colinas e viver aquele clima castiço e de Fé.
    Nunca tive por hábito ir a ajuntamentos de gentes,manifestações,procissões, etc...mas em 2003 uma amiga desafiou-me e nessa altura eu estava muito doente...de cama e sem comer, nada fazia querer que iria conseguir acompanhar aquela ou alguma procissão.
    Deus levou-me ao colo...só assim comsegui...e a partir desse ano, achei que deveria continuar até que ELE o proporcione.
    E já agora, talvez não chova durante a procissão...eu agradecia.
    Forte abraço.
    Um Santo Domingo.
    Mer

    ResponderEliminar
  2. Querida Emília.
    Nem sempre há tempo para fazermos aquilo que queremos.
    Desde que vim para o meu rico Alentejo,jamais fui ás festas populares quer a Lisboa quer ao Porto. Adorava as petiscadas em lisboa e, no Porto era toda a noite na rua até o nascer do dia , para ir ao caldo verde.Outros tempos, outras idades. Também é verdade que as distâncias são grandes e, conduzir já me custa um pouco, deixei-me de andar em movimentações. Espero que te tenhas divertido. Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Querida Amiga.
    Foi precisamente há tres anos que comecei o meu blog. Quando se dignar vir á Costa de Santo Anndré, a minha casa está á disposição. Para mim os amigos virtuais são como os presenciais. Um Abraço e cá vos espero. Se confirmar eu dou-lhes a minha morada. Um beijo e boa semana João.

    ResponderEliminar

«Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar».C.L.